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17/03 - Portugueses vão investir US$ 300 milhões em um polo logístico no Tocantins


Com uma visão de retorno para além da crise atual,  um grupo de portugueses resolveu há quatro anos tirar  dinheiro do próprio bolso e  convidar alguns sócios para  comprar uma área de 1,1 mil  hectares no coração do Brasil. Ali, estão construindo um  novo polo logístico a ser lançado nesta terça-feira. O investimento da Zona Especial  de Negócios (ZEN) em Porto  Nacional, Tocantins, estará  contíguo a um pátio da ferrovia Norte-Sul e próximo da  futura hidrovia do rio Tocantins, além de contar com rodovias e aeroportos na região. 

"Será o maior condomínio multimodal da América  Latina, um projeto totalmente  financiado por capital privado", disse José da Costa Lima,  executivo da Logiport, que  tem um plano para instalar  outras 11 ZENs pelo Brasil. O  investimento total da infraestrutura básica da ZEN será de  R$ 300 milhões, sem que os  sócios - além de portugueses,  brasileiros e holandeses - tenham de recorrer a financiamento externo.  Esses recursos preveem  a implantação de uma infraestrutura básica para o funcionamento da área, como a  instalação de um porto seco  (área de desembaraço fiscal  de mercadorias), tratamento de água e esgoto, energia  elétrica, transbordo, hotéis,  entre outros serviços. Nessa  área da ZEN, diversas empresas poderão instalar seus  silos, armazéns ou mesmo  fábricas. O grupo espera arrecadar R$ 5,5 bilhões com  a venda desses lotes e potencializar mais de R$ 20 bilhões em investimentos totais  na área, além de 35 mil postos de trabalho. 

Segundo Costa Lima, falta ao Brasil uma plataforma  de suporte para a produção  dos estados conhecidos como  Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), com área  equivalente a nove vezes a  área de Portugal, destaca ele.  A ZEN do Tocantins poderá,  disse Costa Lima, ser um local de suporte à produção de  toda essa região para distribuição interna ou exportação,  haja vista sua conexão com a  ferrovia Norte-Sul e, dali, aos  portos do Norte do País. Hoje  já existe a ligação direta ao  porto de Itaqui (Maranhão). 

"Hoje, na China, compra--se grãos dos EUA mais baratos do que do Brasil, embora o brasileiro seja mais  em conta na porta da fazenda. Isso ocorre por deficiências na logística, que o nosso  projeto pode reduzir", disse  Costa Lima, lembrando que,  quando for instalada, a ferrovia Bioceânica entre Atlântico e Pacífico poderá também  contar com o apoio da ZEN  do Tocantins.

 

 




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